Dono da segunda melhor campanha do Campeonato Carioca, atrás apenas do Flamengo, por conta do saldo de gols, o invicto Fluminense, assim como o restante dos clubes, têm um regulamento diferente dos anos anteriores na competição. Ao contrário do que costumeiramente ocorria, os Campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio, não terão vaga assegurada na final do Estadual.

Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela também não se sagrará campeã da competição. Entenda a engenharia do campeonato, através do regulamento da Ferj:

 
 
 

DA SEMIFINAL DO CAMPEONATO

Art. 28 – Participarão do turno semifinal do campeonato 4 (quatro) associações a saber:

I – A campeã da Taça Guanabara;

II – A campeã da Taça Rio;

III – As duas de melhor colocação, apurada pelo somatório dos pontos obtidos nas partidas dos Grupos B e C da Taça Guanabara e Taça Rio, aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber.

Art. 29 – Caso uma mesma associação seja campeã da Taça Guanabara e da Taça Rio o turno semifinal será realizado por 4 associações:

I – A campeã dos dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio);

II – As três associações de melhor colocação, apurada pelo somatório dos pontos obtidos nas partidas dos Grupos B e C da Taça Guanabara e Taça Rio, aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber.

Art. 30 – Determinadas as quatro associações semifinalistas, para fins de mando de campo, vantagem do empate e confecção da tabela, serão comparados entre elas os pontos obtidos por cada uma no somatório dos grupos B e C da Taça Guanabara e Taça Rio, aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber.

Art. 31 – As associações colocadas, respectivamente, nas posições 1 e 4 formarão o grupo J e as colocadas nas posições 2 e 3 formarão o grupo K, e jogarão entre si, partida única, dentro do grupo.

GRUPO J

GRUPO K

1 x 4

2 x 3

Art. 32 – As associações colocadas nas posições 1 e 2 terão o mando de campo e jogarão a semifinal com a vantagem do empate.


DO TURNO FINAL DO CAMPEONATO

Art. 33 – As vencedoras dos grupos J e K formarão o grupo L e jogarão a final do campeonato em 2 (duas) partidas, em sistema de ida e volta.

GRUPO L

Vencedor de J
Vencedor de K

Art. 34 – Para as partidas finais (grupo L) não haverá vantagem de pontos para nenhuma das associações.

Parágrafo único – A associação que tenha feito o maior número de pontos ganhos no somatório dos grupos B e C dos dois turnos terá direito a escolha do mando de campo da primeira ou da segunda partida da final.

Art. 35 – Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida do grupo L, será considerada vencedora a associação que tiver obtido melhor saldo de gols nas duas partidas. Persistindo o empate a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, de acordo com as regras da FIFA.

Art. 36 – A vencedora do grupo L será declarada campeã estadual da Série A de profissionais.