(Foto: Divulgação)

Na próxima quinta-feira, o Deportivo Cuenca (EQU) recebe o Fluminense, às 19h30, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, pelo jogo de ida as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na tarde desta terça, o time equatoriano viajou para a cidade do duelo e treinou no palco da partida.

Na última segunda-feira, o elenco do Deportivo Cuenca treinou no seu estádio, na cidade de Cuenca, e seguiu para Quito na manhã desta terça, numa viagem de aproximadamente 8 horas. O técnico Richard Páez relacionou 20 jogadores para o confronto contra o Fluminense.

O regulamento da Conmebol prevê a capacidade mínima de 20 mil lugares para os jogos a partir das oitavas de final da Sul-Americana e Libertadores. Sendo assim, o Deportivo Cuenca (EQU) não pode mandar a partida contra o Fluminense na cidade de Cuenca.

A opção pelo estádio Casa Blanca vai além da logística. Guayaquil, que fica a 201,6 km da cidade de Cuenca (cerca 3h30 de viagem), seria a opção mais próxima. Por sua vez, Quito fica 487,7 km de distância (ou 8h). Porém, a rivalidade entre Fluminense e LDU (EQU) foi determinante para o Deportivo Cuenca (EQU) optar por mandar a partida no Rodrigo Paz Delgado.

Além da rivalidade entre as equipes, outro motivo para a decisão do Deportivo Cuenca (EQU) mandar a partida em Quito foi o fator altitude, a pedido do técnico Richard Páez. À medida de comparação, Cuenca está a 2.560 m acima do nível do mar, enquanto Quito está a 2.850 m.