(Foto: Lucas Merçon - FFC)

O Fluminense, até de maneira rápida, chegou a um acordo com os seus jogadores para redução salarial durante a paralisação das atividades em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mário Bittencourt revelou em live nesta semana no perfil “Papo Trabalhista” sobre uma cláusula colocada para proteger também o elenco. O presidente explica como foi costurado o acordo.

– Coloquei uma cláusula para protegê-los também, achei que eles tinham esse direito. Propus que tudo que tivesse atrasado a gente ir quitando parceladamente até dezembro. Se não quitar, lá na frente a gente devolve o que eles abriram mão. Eles gostaram muito dessa cláusula. Negociaram também com o Alfredo Sampaio, presidente do sindicato dos atletas. Foi uma negociação de alto nível, já homologamos (o acordo), registramos no Ministério da Economia e estamos totalmente cobertos pela legislação. Já estamos em tratativas de discutir possibilidades do retorno, costurar também um acordo que proteja a saúde deles e a instituição – falou, completando:

 
 
 

– Todos os atletas assinaram e houve uma assembleia por videoconferência do presidente do sindicato com eles. 99% dos atletas concordaram. Teve um que não concordou, mas porque tinha algumas dúvidas. Quando foram sanadas, percebeu todos os trâmites da gestão coletiva. Durante 18 anos fiquei na ponta onde estouram os problemas, vendo o clube ser condenado em centenas de verbas justamente por não ter paciência para negociar. Acho que fiz o correto, protegi a instituição e ao mesmo tempo os atletas.