(Foto: Divulgação/Ferj)

O Fluminense e os outros clubes do Rio não têm a mesma exposição do passado. Depois de vencer a concorrência e adquirir os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Carioca através da TV aberta, a Rede Record ainda tem desafios pela frente. Nesse sentido, muitos torcedores questionam o fato de a emissora não o transmitir os jogos para todos os estados do país.

Conforme o jornalista do portal Uol Esportes, Gabriel Vaquer, o motivo que impede a Record TV de transmitir as partidas para todo o país é o formato de negócio adotado pela emissora. Ela cede os direitos de transmissão para as afiliadas pelo Brasil mediante o pagamento de uma taxa fixa referente aos direitos comerciais e imagens. Sendo assim, cada afiliada estadual da Record pode, por exemplo, vender suas cotas próprias de transmissão – sem exibir os patrocinadores fechados apenas para o Rio de Janeiro.

 
 
 

Uma parte pequena desse valor de patrocínio local, cerca de 10% de cada cota vendida regionalmente pelas afiliadas, vai para a Record no Rio. Porém, como a taxa não é tão barata, e as TVs regionais estão em uma situação apertada por causa da pandemia do coronavírus, nem todo mundo topou esse modelo de negócio. Muitas emissoras locais estão sofrendo com a redução de investimento publicitário.

Parceiras como a TV Cidade (Ceará), TV Clube (Pernambuco) e TV Pajuçara (Alagoas) foram algumas emissoras locais que se recusaram a pagar o valor para ter o Estadual. Diante dos fatos, é por esse motivo que o Estadual do Rio não é exibido para Estados com grande concentração de torcedores de times fluminenses, como Ceará e Rio Grande do Norte. Até o ano passado, a TV Globo transmitia, com certa regularidade, jogos do Carioca para esses Estados.

Semifinais e finais

Existe a previsão para que as semifinais e finais sejam exibidas para todo o país, inclusive São Paulo, por causa da grande repercussão que terá em caso de clássico. Em 2020, o SBT teve um bom Ibope com a exibição de Flamengo x Fluminense, mesmo para a capital paulista.