(Foto: Mailson Santana - FFC)

Passado um mês da eliminação do Fluminense na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, nenhum jogador deixou o clube e os trabalhos seguem sob o comando do técnico Ailton Ferraz e do auxiliar Edevaldo de Freitas. Alguns atletas, além dos treinos com o sub-23, estão compondo outras categorias da base e até completando treinamentos dos profissionais. O site ge publicou um raio-x da situação de todos que estiveram em campo na competição. Confira:

Estão com os profissionais

Do grupo utilizado por Ailton, oito estão integrados às atividades do time principal, mas apenas dois são “novidades”: Wallace e Gustavo Ramalho. Os demais já treinam com os profissionais há mais tempo; João Lopes e Luan Freitas, no entanto, ainda não estrearam, apesar de já terem sido relacionados.

Goleiros: Gustavo Ramalho (18 anos), João Lopes (25) e Pedro Rangel (21);
Zagueiro: Luan Freitas (20);
Meia: Gustavo Apis (22) e Wallace (20);
Atacantes: John Kennedy (19) e Matheus Martins (18).

Quem tem agradado é Gustavo Apis. Nos últimos dias, inclusive, o clube exerceu o direito de compra e assinou com o atleta até o fim de 2025. Até aqui, ele esteve na lista de cinco jogos dos profissionais e entrou nos minutos finais de um: na vitória por 2 a 1 sobre o Sport, no início de julho.

 
 
 

Seguem no sub-23

Com a manutenção do projeto, muitos atletas seguem treinando com o sub-23. Isso não impede, porém, que eles participem de algumas atividades com o grupo principal e/ou venham a ser integrados em algum momento. O lateral-direito Dani Bolt é um que, por vezes, é chamado para compor os treinamentos.

Zagueiros: Caio Leão (17), Emanoel (21) e Higor (22);
Laterais: Dani Bolt (22) e Wisney (22);
Volantes: Douglas Nathan (19), Nascimento (22) e Wiris (21);
Meias: Léo Souza (20);
Atacantes: Alexandre Jesus (19), Jefferson (19), Lucas Barcelos (23) e Lucas Felipe (18).

Reforçaram a base

Com idade ainda para integrar as categorias de base, alguns atletas voltaram a treinar com mais frequência em Xerém, após a eliminação no Brasileiro de Aspirantes. Existiam também os que já “subiam” e “desciam” pontualmente.

Goleiro: Cayo Felipe (18);
Zagueiro: Davi (19);
Laterais: Jhonny (19) e Jefté (17);
Volante: Alexsander (17);
Meias: Arthur (16), David José (19), Gabryel Martins (19) e Kauan (18);
Atacante: João Neto (18).

Dos nomes listados acima, Arthur é o único que está com a equipe sub-17; todos os outros estão com o sub-20. Titular no último jogo da categoria, João Neto já foi utilizado por Roger nos profissionais, mas com todos os centroavantes à disposição – Fred, Abel Hernández, Bobadilla e John Kennedy –, o jovem “desceu” para reforçar a base.

Não é de hoje que os atletas do sub-23 também são utilizados nas categorias da base, quando a idade ainda permite, e no profissional, em caso de necessidade ou, claro, opção técnica, mas as descidas e subidas se intensificaram desde a eliminação no Brasileiro de Aspirantes. O Fluminense terminou a primeira fase da competição em quinto do Grupo B, com 11 pontos, três atrás da zona de classificação; e não há outros torneios da “categoria”.