Mesmo com foco na Libertadores, Fluminense não abrirá mão de buscar o bicampeonato carioca (Foto: Maílson Santana/FFC)

Os clubes participantes do Cariocão Betfair 22 se sentaram com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e a Sportsview, empresa responsável por negociar os direitos comerciais e transmissões do Estadual, para um balanço dos resultados. Ainda sem um valor consolidado das receitas geradas na competição, o entendimento é que o campeonato se valorizou. A Record quer renovar os direitos em TV aberta, mas o Flamengo é um empecilho para acordo em bloco.


Na última terça, houve conversa sobre a divisão do dinheiro arrecadado com algumas propriedades comercializadas. Os naming rights vendidos à Betfair geraram receita de R$ 10 milhões e a Record pagou R$ 15 milhões para a transmissão. Houve ainda a distribuição de pay-per-view e a entrada de plataformas de streaming no Twitch com os influenciadores Casimiro e Gaulês.

 
 
 

— A receita deve crescer uns 80% neste ano, quando comparada com ano passado. A venda nas operadoras de pay-per-view cresceu em 32% – disse Marcelo Campos Pinto, executivo da Sportsview, que calcula cerca de 200 mil assinantes no PPV.

Por outro lado, os custos também têm de ser calculados. A Record já manifestou ao presidente da Ferj, Rubens Lopes, a intenção de renovar os direitos de transmissão. A transmissão de maneira gratuita na Twitch aparenta não ter atrapalhado a emissora, que marcou 26,5 pontos de média de audiência no Rio de Janeiro durante a final entre Fluminense e Flamengo (na qual o Tricolor se sagrou campeão), pico de 30 pontos e share de 42%, alcançando o maior desempenho do Estadual neste ano. A Globo ficou com 14,3 pontos de média no mesmo período. Pelos critérios do Ibope, que atribui um ponto na Região Metropolitana do Rio a 124.692 pessoas, a estimativa é que o jogo na TV aberta tenha atingido 3,74 milhões de indivíduos no pico.

A venda dos direitos em bloco, no entanto, segue difícil uma vez que no Flamengo existe o entendimento de gerar mais valor que os demais e a intenção de turbinar mais a FlaTV.

Mercadologicamente, por mais que ninguém assuma publicamente, o título do Fluminense foi visto como algo interessante para manter no futuro um ar de previsibilidade quebrando a hegemonia do então favorito Flamengo.