(Foto: Divulgação/FMF)

O trabalho do Fluminense com as categorias de base é uma referência no Brasil. Campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2015, o Tricolor é o único clube que avançou para a segunda fase desde o início da competição. Neste ano, foi vice-campeão da Taça BH Sub-17, com a geração que é considerada a mais promissora de Xerém nos últimos anos.

Com orçamento restrito por conta da situação financeira do clube, a base do Fluminense conseguiu superar as dificuldades e soma seis títulos e 11 convocações para a Seleção Brasileira de diversas categorias. O troféu mais recente foi a Copa da Amizade Brasil-Japão sub-15. Em entrevista ao portal “Esporte 24 Horas”, o presidente Pedro Abad destacou cinco nomes que devem figurar nos profissionais.


 
 
 

– O Marcelo (Oliveira) sempre sobe jogadores indicados de acordo com a avaliação dos profissionais de Xerém. Lá, eles avaliam que está pronto para ocupar o espaço que apareça no profissional. Não existem nomes certos. O volante Zé Ricardo (sub-20) já foi até relacionado e o atacante Marcos Paulo (sub-17) já treinou entre os profissionais. Além destes, temos o João Pedro (atacante), Wallace (meia) e André (volante). Mas isso tudo é feito com calma para não atropelar etapas. Há muitos jogadores que vão aparecer, pois formamos atletas em quantidade e qualidade – disse.