Encerro hoje ciclo dos mais interessantes neste NETFLU. Foram cerca de 600 colunas assinadas desde janeiro de 2012, quando, ao aceitar o convite do portal, me impus o compromisso de escrever bissemanalmente o blog, na época ainda com a chancela Terno & Gravatinha, emprestada ao site.

 
 
 

 

O Terno & Gravatinha se tornou um site independente em maio de 2016, quando completou nove anos de fundação (www.blogternoegravatinha.com). Ainda assim, permaneci e segui escrevendo em ambas as tribunas, embora aqui não mais com a chancela T&G.

 

Ao todo, foram seis anos de NETFLU, depois de escrever durante cinco para a Globo, o que faz deste colunista um dinossauro da internet, com mais de uma década de dedicação às coisas do Fluminense e dos animais, causo em que milito.

 

Agradeço à Direção deste NETFLU, notadamente ao responsável Leandro Dias, pela boa acolhida que sempre me foi ofertada ao longo de todos estes anos. Houve respeito mútuo de parte a parte e total liberdade na bancada, como não poderia deixar de ser.

 

Foi nesta casa também onde o Blog Terno e Gravatinha conquistou dois de seus três troféus de melhor blog esportivo do ano, em 2013 e 2015, nas únicas vezes em que os da Globo foram superados no Top Blog, o Oscar da internet, anualmente celebrado em São Paulo.

 

Na antiga interface do NETFLU, o Blog Terno e Gravatinha figurava permanentemente na home principal. Pode-se dizer que, graças à interação permanente dos leitores e à grande visibilidade do portal, o espaço foi um fenômeno, chegando a ter, por longo período, mais de mil comentários por postagem. Até há poucos meses, o NETFLU ainda conservava todo o acervo em banco, sob o antigo endereço eletrônico do blog.

 

Tal como em minha estadia na Globo, foram tempos bons estes, que também deixarão saudades. Há, de minha parte quanto ao NETFLU, uma sensação de completude, de ciclo cumprido. Foram seis temporadas intensas, por vezes desgastantes, dado o nível de cobrança dos dedicados e igualmente exigentes leitores.

 

Contudo, nos últimos meses, as coisas já não vinham andando como gosto. Cumpro programação quase militar, impondo-me compromissos permanentes. Para dar conta destes, sacrifico o sono, minha hora de almoço, abro mão de raros momentos de lazer. Para mim, compromisso é compromisso, palavra é palavra.

 

A despeito disso, semanas últimas, já não vinha publicando colunas com a regularidade com que o leitor se habituou, em face das muitas atribulações profissionais assumidas. E sofria por isso, pois sentia-me como que lhe faltando com o devido respeito.

 

Entre os compromissos abraçados, está a redação da biografia do ex-surfista Rico de Souza, em parceria com o próprio, o que acabou por aniquilar o sopro de tempo livre que ainda me restava. Não me apraz, portanto, seguir nestas condições, dado o compromisso ferrenho que me imponho de sempre procurar fazer bem e disciplinarmente as coisas.

 

Não saio de cena. Sigo na estrada. O amigo leitor irá continuar me encontrando no Terno e Gravatinha, nosso cantinho de quase 11 anos.

 

Ao NETFLU, meus mais efusivos cumprimentos e votos de sucesso em sua já vitoriosa trajetória.

 

Obrigado também pela dedicação e parceria de todo esse tempo. Há uma equipe competente que atua silenciosamente na construção e manutenção do site número 1 da torcida tricolor. Tarefa árdua, mas não para vocês.

 

A todos, meus sinceros agradecimentos, abraço e carinho.

 

Aloha, NETFLU!

.