Eduardo Oliveira diz que final se ganha nos detalhes e na força mental (Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense começa a decidir a Taça Guanabara sub-17 neste sábado. Às 10h, enfrenta o Flamengo, na Gávea. A equipe vem de derrota sofrida no meio da semana, quando enfrentou o Corinthians pela ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria por 2 a 1. Mas o técnico Eduardo Oliveira rechaça qualquer abatimento. O treinador avisa que perder acontece e nessas horas é preciso mostrar força para reagir.

– Derrotas fazem parte do processo. Foi uma derrota em que conseguimos desenvolver o nosso futebol. Não conseguimos fazer gols, mas mostramos evolução em alguns aspectos coletivos e individuais. Isso faz com que a gente acredite mais ainda mais no trabalho. É a final, um jogo decidido em detalhes e na força mental – ensina.

 
 
 

Sua equipe, recentemente, “perdeu” jogadores importantes. Casos do atacante João Pedro do apoiador Miguel, ambos promovidos aos profissionais. O treinador não se incomoda. Muito pelo contrário. Fica feliz por ver o Fluminense revelar mais dois atletas talentosos.

– Eu acredito que o grande objetivo da base é preparar o indivíduo. Fazer com que esses indivíduos utilizem a equipe como uma plataforma de desenvolvimento. Alguns conseguem acelerar o processo e ser integrados ao futebol profissional. Assim como um título, a prospecção desses jogadores pelo futebol profissional é uma conquista para nós. Ficamos muito felizes com isso. Do grupo que lideramos ano passado, alguns outros jogadores também já estão na mão do Fernando Diniz e o torcedor tricolor já começa a ter uma identificação. O futebol de base tricolor sempre foi um celeiro de craques e a gente espera continuar trabalhando muito forte para isso – falou.

A volta da final da Taça GB sub-17 acontece no próximo sábado, nas Laranjeiras.