Árbitro de Figueirense x Fluminense é denunciado pelo STJD

Árbitro de Figueirense x Fluminense é denunciado pelo STJD

1Dewson Freitas poderá receber uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Ao ignorar uma entrada desleal de Carlos Alberto em Léo Pelé, na partida entre Figueirense e Fluminense na última rodada do Campeonato Brasileiro, o árbitro Fifa foi denunciado pela procuradoria do STJD e será julgado na próxima segunda-feira. O meia Carlos Alberto também sentará no banco dos réus.

Na ocasião do confronto, o jogador do Figueira foi apenas advertido com um cartão amarelo pelo lance, descrito por Dewson na súmula como “calçar o adversário de forma temerária na disputa da bola”. Atingido, Léo Pelé precisou levar pontos na canela em função do chute.

Ao rever o lance, a Procuradoria entendeu que o jogador do Figueira atingiu o rival de forma intencional. Assim, o atleta foi enquadrado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente), que prevê suspensão de quatro a doze partidas.

Já Dewson Freitas foi denunciado por não aplicar a regra da modalidade pela agressão, prevista no artigo 259, e por não prevenir a violência entre os atletas (artigo 260). O árbitro do quadro da Fifa pode ser suspenso em até 240 dias pela primeira infração e em 360 pela segunda. Além disso, ambos os artigos podem render uma multa de até R$ 1 mil.


Sem comentários