A atleta do Fluminense Sophia Kelmer foi o grande destaque da participação brasileira no Aberto Paralímpico de Tênis de Mesa da República Tcheca. A competição ocorreu nos dias 23,24 e 25 de junho, na cidade de Ostrava, e rendeu três medalhas para a jovem mesatenista, de apenas 14 anos.

Nas duplas mistas, classe XD-17, Lucas Carvalho foi o parceiro de Sophia. Na caminhada rumo à final, foram dominantes no grupo 3, e venceram de forma convincente nas quartas e na semifinal. Na disputa pelo ouro, foram superados pelos espanhóis Ander Cepas e Olaia Martinez (7/11, 5/11 e 10/12). Foi a única derrota da dupla brasileira, que havia chegado à final de forma invicta.

Sophia também conquistou a prata na categoria individual, classe 8. O ouro para a atleta tricolor veio nas duplas femininas, na classe XD14, junto à inglesa Lucy Pickard. A competição se deu em grupo único e contou com cinco duplas jogando entre si. Sophia e Lucy conquistaram três vitórias e tiveram apenas uma derrota, chegando aos sete pontos, assim como a dupla francesa composta pelas atletas Morgen Caillaud e Lucie Hautiere. A vitória de Sophia e Lucy por 3 sets a 1 sobre as francesas (5/11, 11/6, 11/6 e 11/8) foi o critério de desempate que deu o título à dupla.


A próxima competição da Sophia, ITTF XIX Para Tango – 2022, está prevista para o período de 8 a 10 de julho, na cidade de Buenos Aires – Argentina.