Na última quinta-feira, a atleta tricolor Ingrid Oliveira faturou medalha de ouro na prova de plataforma no Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, em Lima, no Peru, e garantiu a primeira vaga do Brasil no Pan-Americano 2019. Com 300,65 pontos, a saltadora subiu pela segunda vez ao pódio. A primeira foi na prova sincronizada com Luiz Outerelo, também do Fluminense.

Além de Ingrid, Ian Matos também conquistou medalha de ouro na prova de trampolim 3 metros sincronizado com Tammy Galera. A dupla fez 233,04 pontos, superando a Colômbia e o Chile, que ficaram com prata e bronze, respectivamente.

Na quarta, 7, primeiro dia de disputa, todas as medalhas para o Brasil foram conquistadas por saltadores do Fluminense. Luiz Outerelo e Ingrid Oliveira somaram 242,10 e faturaram o ouro na prova de plataforma mista. Luiz também garantiu a prata no trampolim 3 metros sincronizado com Ian Matos, finalizando com 313,89, enquanto Daniele Robles, estreando na seleção brasileira, ficou com o bronze no trampolim 3 metros individual.