Depois de conseguir comandar o Fluminense na permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, Mano Menezes deverá renovar seu contrato para a próxima temporada. Mas ele terá autonomia total na montagem do elenco entre chegadas e saídas? Essa situação, segundo explica o jornalista Victor Lessa em seu canal no YouTube, tem sido tema nas reuniões entre o técnico e a diretoria.
Mano Menezes, claro, quer carta branca para a tomada de algumas decisões, mas a diretoria não quer dar um “cheque em branco”, como definiu Lessa, ao treinador. O exemplo de como foi a montagem do elenco em 2024 sob o comando do então técnico Fernando Diniz serve como alerta.
É necessário haver um cuidado para dar autonomia ao técnico, sem no entanto montar um grupo que, em caso de um cenário de mudança, não funcione nas mãos de outro. O pensamento, evidentemente, é que as coisas andem bem, mas nem sempre há garantia. No início do ano passado, poucos apostariam que a temporada desandaria sob o comando de Diniz após a conquista da Libertadores em 2023.
Lessa encerra dizendo que a relação entre as partes é boa e as conversas caminham, sim, para a renovação do vínculo. Porém, com a diretoria tendo papel mais ativo nas chegadas e saídas. A palavra do técnico, evidentemente, também terá força.
Rodrigo Mendes, pai da Giovana, é um jornalista e tricolor de coração de 43 anos. Formado pela Facha, trabalhou no Lance, no site Justiça Desportiva e também como assessor de imprensa.
Leia mais