A base do Fluminense é referência no Brasil por seu trabalho sério, organizado e voltado para a formação, evitando o imediatismo cultura do país. Nesta semana, o Tricolor foi convidado para uma série de palestras na Universidade Estácio de Sá e quem representou o clube foi o treinador da equipe sub-13 do futsal, Helio Placido.

Falando da integração total do futsal com Xerém, o treinador ministrou uma palestra com o tema treinamento e organização no futsal. Vale lembrar, que o Tricolor possui a mesma filosofia de jogo para todas as categorias do futebol de campo, futsal e escolinhas Guerreirinhos.

 
 
 

O Fluminense é um dos poucos clubes do Brasil que têm o futsal voltado para a formação de jogadores para o futebol de campo. O esporte, celeiro de craques por todo o mundo, é ligado diretamente à diretoria de Xerém e possui grande integração com atletas e profissionais das duas áreas. Muitos jogadores na equipe principal do clube chegaram ao Tricolor por meio do futsal. Os guerreiros das quadras são observados de perto pelos profissionais de Xerém. Atualmente, mais de 100 meninos oriundos do futsal desenvolvem seus talentos em Xerém.