
Faltando menos de um ano para a Copa do Mundo 2026, que ocorrera nos países-sede Canadá, México e Estados Unidos, muitas novidades estão sendo divulgadas. Uma delas é a bola da Copa do Mundo 2026, que foi apresentada pela FIFA no dia 2 de outubro e recebeu o nome de Trionda.
Leia também:
Anunciada oficialmente no dia 2 de outubro, a bola da Copa do Mundo 2026, denominada Trionda, foi fabricada pela Adidas. O nome surgiu para fazer alusão aos três países-sede da competição: Canadá, México e Estados Unidos. Por isso o nome Trionda, que combina “Tri” (três) e “Onda” (onda). Os detalhes em dourado fazem homenagem à taça da Copa do Mundo.
Em questão de tecnologia, a Trionda não deixa a desejar. De acordo com a Adidas, a bola da Copa do Mundo 2026 é construída com quatro painéis, prometendo maior estabilidade aerodinâmica. Além disso, as costuras mais profundas e relevo das linhas, prometem controle de voo e melhor aderência em condições úmidas.
Por fim, a Trionda da Adidas conta com um chip de 500 Hz de medição inercial (IMU), embutido em um dos painéis laterais, que envia dados em tempo real ao sistema de VAR e possibilita análises mais rápidas de impedimentos ou toques de mão.
Confira abaixo a ficha técnica da bola da Copa do Mundo 2026:
Apesar de já lançada, a bola da Copa do Mundo 2026 ainda não foi utilizada oficialmente em nenhuma partida oficial. Lembrando que a estreia oficial da bola poderá ocorrer no primeiro jogo da Copa, marcado para o dia 11 de junho de 2026.
Para a definição da bola da Copa do Mundo é realizado um processo que envolve várias etapas e testes até a aprovação.
Primeiramente, a Adidas cria o design inicial da bola. Alguns protótipos são desenvolvidos pelos engenheiros e designers. Esses protótipos apresentam tecnologias, materiais, costuras, painel e aerodinâmica diferentes.
Depois, a bola passa por diversos testes de laboratório e campo. Testes com a aerodinâmica, rebote e quique, absorção de água e de durabilidade e resistência são rigorosamente realizados. Algumas bolas são testadas em altitudes diferentes, especialmente quando a Copa é em locais com variação de clima e altitude.
Continuando os testes, jogadores profissionais de seleções e clubes são convidados para testar as bolas em treinos e partidas-teste.
Após todos os testes, a bola passa pela aprovação da FIFA. A entidade possui o selo “FIFA Quality Pro”, que só é dado a bolas que passam em todos os testes de performance, precisão e durabilidade. A aprovação final garante que a bola pode ser usada na Copa do Mundo e em todas as competições oficiais da FIFA.
Por fim, a Adidas e A FIFA fazem o anúncio oficial da bola antes da Copa do Mundo.
A bola da Copa do Mundo 2026 passou a ser comercializada imediatamente após o seu lançamento oficial, feito no dia 2 de outubro, pela FIFA. Para quem quer adquirir a Trionda, poderá acessar o site oficial da Adidas Brasil.
Confira abaixo os principais modelos da Trionda que estão à venda no Brasil e os valores que estão sendo praticados pela Adidas:
Nas versões premium, como Pro, o preço alto justifica materiais utilizados na bola. Já as versões Club ou League são boas para lazer ou treino.
A versão de consumidor (“replica”) estará disponível para compra, embora as versões de elite contenham toda a tecnologia embarcada.