Bolsonaro assinou MP que dá aos clubes o direito de negociarem os direitos de transmissão nos jogos que forem mandantes (Foto: Reprodução do Twitter do presidente da República)

Por intermédio de medida provisória publicada nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro modificou a lei 9.615/1998, a Lei Pelé. Isso altera a lógica da venda dos direitos de transmissão de uma partida de futebol. Agora, o clube mandante de um jogo passa a ter o direito de arena do mesmo.

Antes, a transmissão só poderia ser feita por uma emissora que tivesse concluído negociações com ambos os clubes envolvidos nos jogos.

 
 
 

Na prática, agora o mandante de uma partida pode negociar sua transmissão com qualquer emissora, ou transmiti-la em alguma plataforma digital.

Na mesma medida provisória, Bolsonaro também atingiu os sindicatos de jogadores de futebol. Antes dela, 5% da receita dos direitos de transmissão ficava com essas organizações. Agora, serão divididos igualmente entre os jogadores da partida, sem mediação.

Tal MP ajuda, por exemplo, o Flamengo, que ainda não fechou se acertou com a Rede Globo para a transmissão do Campeonato Carioca. Vale lembrar que na última quarta, dirigentes rubro-negros se encontraram com o presidente da República no Palácio do Planalto.