Repórter da ESPN Brasil e colunista do blog da emissora, Gabriel Moreira traz uma notícia intrigante nesta quarta-feira. Ela conta que o Campeonato Brasileiro corre o risco de ser anulado  por falhas na aplicação do Profut, lei que refinanciou as dívidas dos clubes em troca de medidas de responsabilidade.

A jornalista lembra que a CBF deveria exigir de todos os clubes participantes  certidões negativas de débito com a União, certificado de regularidade do FGTS e comprovação de pagamento dos contratos de trabalho e imagem de todos os atletas. Estes documentos são exigidos por lei. Segundo o Ministério do Esporte, caso a lei não seja cumprida, a CBF pode ser punida até com o afastamento do presidente, Marco Polo Del Nero.

 
 
 

Os clubes alegam que a entidade não exigiu os documentos. No entanto, no dia 11 de abril a entidade tomou ciência de que a lei 13.155 já deveria ser cumprida para este campeonato.

Os advogados do ministério alertam para o fato de que se a CBF não cumprir o que manda a lei, qualquer torcedor ou cidadão comum poderia ingressar com ação questionando a validade do campeonato. O mesmo vale para o Ministério Público ou os próprios clubes.