A Conmebol aumentou o número de participantes da Copa Libertadores da América. No Brasil, os seis primeiros colocados disputam o torneio – quatro direto para os grupos e duas nas fases preliminares – que poderá gerar um G-9 no Campeonato Brasileiro.

Se algum desses seis clubes consegue a classificação também por ter sido campeão da Copa do Brasil, Sul-Americana ou Libertadores, a vaga que lhe caberia no Brasileiro passa para o time imediatamente melhor colocado na Série A, tirando os já garantidos – ou seja, abaixo do G-6.

 
 
 

Em um cenário, por exemplo, que os campeões dos três torneios de mata-mata sejam equipes brasileiras diferentes e as mesmas fiquem dentro do G-6, o grupo de classificados para a Libertadores de 2018, entre vagas diretas e para as fases preliminares, iria até o nono colocado da tabela.

Os brasileiros que ainda representam o país na Copa Sul-Americana, que inicia sua segunda fase nesta quarta-feira são Corinthians, Flamengo, Chapecoense, Fluminense, Ponte Preta e Sport – desses, os dois primeiros estão atualmente no G-6 do Brasileiro, respectivamente, no 1º e 3º lugares.

Já na Copa do Brasil, que tem jogos de ida das quartas de final a partir desta quarta, estão vivos Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos – desses, os quatro últimos estão entre os seis times do topo da classificação do Brasileiro.

Por fim, os representantes do país que estão nas oitavas da Libertadores são os mesmos da Copa do Brasil, com exceção do Cruzeiro e do Flamengo – Grêmio, Palmeiras e Santos estão no G-6.