1O site FutRio, com exclusividade, divulgou novidades do Campeonato Estadual de 2016. A competição terá 16 clubes e não mais uma seletiva que aconteceria neste ano.  Resta apenas passar pela votação para o regulamento ser anunciado de forma oficial.

No ano que vem, a competição volta a ser disputado no sistema de grupos, que se transforma em pontos corridos na fase posterior. Serão duas chaves de oito clubes. Haverão semifinais e finais. O curioso é que o vencedor da Taça Rio será um dos oito piores colocados.

O novo formato do campeonato pode ter mais clássicos – dois na primeira fase e seis na Taça Guanabara, portanto, dois a mais comparando com 2015. Flamengo e Fluminense devem jogar o campeonato, mas, provavelmente, com equipes alternativas, pois negociam participação na Copa Sul-Minas. Veja o regulamento:

 

Clubes participantes
America, Bangu, Boavista, Bonsucesso, Botafogo, Cabofriense, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Portuguesa, Resende, Tigres do Brasil, Vasco e Volta Redonda.

Primeira fase
São 16 clubes divididos em dois grupos de oito. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para a Taça Guanabara e os quatro últimos disputarão a Taça Rio.

Taça Guanabara
Os oito classificados se enfrentam em turno único, pontos corridos. O primeiro colocado é declarado campeão da Taça GB. Os quatro primeiros avançam para as semifinais.

Semifinais e final
As quatro equipes se enfrentam em cruzamento olímpico, jogo único*, com vantagem do empate para os dois primeiros colocados. O vencedor avança para a final.

Taça Rio
As oito equipes se enfrentam em turno único, pontos corridos. O primeiro colocado é declarado campeão da Taça Rio. Os dois últimos são rebaixados para a Série B.

Classificação geral
Os oito classificados para a Taça Guanabara serão obrigatoriamente os oito primeiros colocados, respeitando a ordem de classificação na soma dos pontos da segunda fase. Já os oito da Taça Rio serão os oito últimos, respeitando também a classificação conquistada no turno.

Vagas em competições nacionais
Os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a Copa do Brasil de 2017. Para a Série D do Brasileirão do mesmo ano, o melhor time sem divisão na classificação geral (ordem da tabela das Taças GB e Rio) fica com a vaga.

Inscrição
Será permitida a inscrição de 31 atletas, sendo obrigatoriamente três goleiros e no máximo cinco amadores (atletas sub-20 sem contrato profissional), e com no máximo cinco substituições durante o campeonato – exceto em caso de lesão comprovada.


Sem comentários