(Foto: Divulgação/CBF)

A CBF recebeu na segunda-feira o aval para distribuição de vacinas anti Covid-19 em jogadores e jogadoras das Séries A do futebol brasileiro. A listagem com os nomes de todos os esportistas já foi enviada pelo Ministério da Saúde para as secretarias estaduais. E os clubes aguardam para esta terça-feira a confirmação.

Com isso, parte das doses que haviam sido doadas pela Conmebol, cuja maior parte foi represada para a aplicação geral da população, poderão ser absorvidas. Os clubes terão de enviar um formulário à CBF indicando que gostariam de receber a carga da vacina chinesa Coronavac, obtida pela Conmebol.

 
 
 

Reportagem do jornal O Globo noticia que a maioria dos clubes já preencheu a ficha para envio ao Ministério da Saúde.

Após o envio das doses, caberá a cada clube definir quais profissionais receberão as vacinas. As equipes masculinas receberão 140 doses — para 50 jogadores inscritos na competição nacional e para 20 membros da comissão técnica — e os times femininos, 100 — 30 atletas e 20 integrantes da comissão.

Algumas equipes brasileiras já vacinaram seus atletas ao viajarem ao Paraguai, atendendo a convite da Conmebol. Entre eles estão Atlético-GO, Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo.

No total, a Conmebol enviou mais de 20 mil doses ao governo brasileiro. Destas, cerca de 5,5 mil foram separadas para os profissionais de futebol das Séries A e A1 do Campeonato Brasileiro. As 14,5 mil restantes foram incorporadas, como contrapartida, pelo Programa de Imunização Nacional (PNI) para o restante da população.