RENÉ SIMÕES - NETFLUCAST #17
A CBF alterou o seu Regulamento de Registro e Transferência para tentar impedir a prática conhecida como clubes de aluguel. A ideia é proibir as chamadas “transferência ponte”, que são aquelas, que, de acordo com o documento, envolvem “o registro do atleta em um clube intermediário sem finalidade desportiva, visando a obtenção de vantagem, direta ou indireta”.
A Tombense, que atualmente está na elite do Campeonato Mineiro, adversária do Fluminense na primeira fase da Copa do Brasil é um dos exemplos. O clube mineiro detém os direitos federativos de diversos jogadores de alto nível que nunca jogaram pelo clube. Thiago Silva e Cícero são dois dos que tiveram vínculo com a Tombense, mas nunca atuaram pela equipe da cidade de Tombos.
Para vetar esse tipo de negociação, a CBF incluiu no seu regulamento essa proibição do registro sem finalidade desportiva presumindo que isso acontece em cinco situações, sendo duas mais usuais: quando há duas transferências definitivas em menos de três meses ou transferência definitiva seguida de empréstimo sem que o atleta jogue partidas oficiais.