Estadual pode ter alterações no próximo ano
O Campeonato Carioca de 2025 foi encerrado no último mês de março, mas o Estadual continua em pauta nos bastidores. Segundo informações do jornalista Gilmar Ferreira, no Extra, uma reunião entre clubes e federação, na noite da última terça-feira (29), alinhou um novo modelo de disputada.
No encontro com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), uma nova proposta de modelo para a disputa do Carioca de 2026 foi apresentada. A ideia dos clubes é diminuir as datas do torneio.
De acordo com GIlmar Ferreira, a proposta visa dividir as 12 equipes da elite do Estadual em dois grupos com seis times cada. Na primeira fase, os clubes da chave A duelariam com adversários da chave B.
Na sequência, os quatro melhores de cada grupo avançariam para as quartas de final, em jogo único. A semifinal contaria com o sistema de ida e volta. Já a grande decisão seria disputada em apenas uma partida.
No novo modelo, o Estadual seria disputado em 10 datas, cinco a menos do que em 2025, quando ocorreu em 15. A ideia, que partiu do Flamengo, será votada em uma próxima reunião. O principal objetivo da mudança é privilegiar a pré-temporada das equipes em um ano de Copa do Mundo.