acaOs principais clubes do Brasil e da América do Sul iniciaram uma conversa sobre a criação da American Club Association (Associação dos Clubes Americanos), que funcionaria como uma espécie de “Clube dos 13” do continente, mas envolvendo todas as grandes agremiações.

O projeto foi idealizado por José Carlos Peres, CEO do G4 – que cuida dos interesses em comum dos quatro grandes paulistas – e autor, por exemplo, do dossiê que ajudou na unificação dos títulos nacionais. Sete times do Brasil devolveram assinado o termo de adesão, por exemplo, enquanto outros de Argentina, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai toparam participar e se empolgaram com a iniciativa.

 
 
 

Cinco encontros envolvendo presidentes de Flamengo, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Santos, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro já ocorreram nas cidades de São Paulo (três vezes), Porto Alegre e Belo Horizonte.

No Brasil, os 12 considerados grandes formariam o grupo dos fundadores, mas outras equipes das Séries A e B também serão convidadas para fazer parte do projeto, só devem antes ser aprovadas por um Conselho de Administração formado por um integrante de cada um dos fundadores.

Na Argentina, foram convidados Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club, San Lorenzo, Estudiantes, Lanús, Newells Old Boys, Vélez Sársfield e Arsenal.

Os uruguaios Nacional, Peñarol e Danubio toparam o projeto, mas não gostariam de acabar com o “romantismo” que possui a Copa Libertadores, já que foi colocada em pauta a criação de uma Liga envolvendo América do Sul, Central e do Norte.

Clubes convidados para serem fundadores:
Brasil: Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco da Gama, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro

Argentina: Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club, San Lorenzo, Estudiantes, Lanús, Newells Old Boys, Velez Sársfield e Arsenal

Uruguai: Peñarol, Nacional e Danubio

Chile: Colo-Colo, Universidad de Chile e Universidad Católica

México: América, Cruz Azul, Chivas e Monterrey

Estados Unidos: DC United, L.A. Galaxy, Colorado Rapids, Chicago Fire e Houston Dynamo


Sem comentários