(Foto: Flickr - FFC)

Depois de quatro meses de paralisação, em função da pandemia de coronavírus, o Conselho Deliberativo (CDel) do Fluminense finalmente voltará a ativa. As ações, após muita resistência, serão via internet e a pauta mais urgente é a votação do orçamento de 2019.

No dia 20 de junho, a ferramenta funcionará como teste e adaptação. Ela permitirá a realização da reunião do CDel pelo aplicativo “zoom”, usando uma plataforma extra chamada Webnar, que possibilita votação, lista de presença e tem um controle maior dos usuários. A grande preocupação gira em torno dos conselheiros mais idosos, que poderiam ter dificuldades para utilizar a tecnologia. Entretanto, um passo a passo também fora desenvolvido para facilitar no manuseio (veja no fim da matéria)

 
 
 

O NETFLU obteve a convocação com exclusividade:

Se tudo der certo na reunião do dia 20, na semana seguinte deverá ocorrer a reunião virtual para a votação do orçamento de 2019. Talvez o Fluminense faça outras três ou quatro reuniões via internet, mesmo que o clube abra antes, para evitar aglomerações.

Havia uma certa relutância do presidente do Conselho Deliberativo, Braz Masullo, sobre a iniciativa. Depois de orientações, ele aceitou a ideia, principalmente para colocar diversas pautas atrasadas em dia. Os testes iniciais foram considerados bem satisfatórios, incluindo os controles de presença e horário de entrada na reunião.

É importante ressaltar que, apesar de a reunião ser online, os conselheiros não poderão entrar depois do horário marcado. A lista de presença vai ser aberta duas horas antes, precisando de um cadastro prévio com 24 horas de antecedência. Ainda existe a possibilidade da participação limitada de ouvintes e até de jornalistas, dependendo da avaliação do conselho.

Veja o passo a passo que os conselheiros deverão seguir para participarem: