
Faltam sete meses para o maior evento de futebol do planeta: A Copa do Mundo 2026. Nesta edição, serão três países-sede que abrigarão o evento da FIFA. Canadá, México e Estados Unidos se preparam para receber a competição, que terá início no dia 11 de junho de 2026, com a grande final prevista para acontecer no dia 19 de julho de 2026.
Leia também:
De maneira inédita, na edição de 2026, a Copa do Mundo 2026 terá 48 seleções participantes, se tornando a maior Copa de todos os tempos. As Seleções serão divididas em 12 grupos com quatro equipes cada um eles.
Conforme o regulamento da FIFA, se classificam duas equipes de cada grupo mais os oito melhores terceiros colocados. A partir daí, os mata-matas ocorrerão de maneira tradicional, com os 16 avos de final, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
A competição terá um total de 104 partidas disputadas. Para se ter uma ideia, a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, teve 64 partidas.
Até o momento, 28 seleções já confirmara a classificação para a Copa do Mundo 2026, entre elas, o Brasil. Portanto, ainda restam 20 vagas para a competição da FIFA.
Confira abaixo as seleções já classificadas:
Países-sede
Nova Zelândia
Europa: Restam duas rodadas para o encerramento da fase de grupos. Ainda estão em disputa 11 vagas diretas para a Copa do Mundo e 16 lugares na repescagem continental.
África: As seleções africanas disputam as semifinais e a final da repescagem continental, que definirá uma equipe classificada para a repescagem intercontinental.
Ásia: O continente asiático vive a decisão da repescagem continental, valendo uma vaga na repescagem mundial.
América do Norte, Central e Caribe: A competição chega às duas últimas rodadas da terceira fase, com três vagas diretas para o Mundial e duas posições garantidas na repescagem intercontinental ainda em jogo.