(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Voltar a disputar a Taça Libertadores, algo que não acontece desde 2013, é um dos sonhos da torcida do Fluminense. E depois de anos lutando contra o rebaixamento, o Time de Guerreiros tem uma chance em 2020 de alcançar a vaga que o torcedor tricolor tanto almeja. Neste momento, o Flu é o sétimo colocado, com 40 pontos, a um ponto do G6.

Faltando 12 rodadas para o fim do Brasileirão, se o Fluminense repetir a campanha que fez no primeiro turno nesse returno, fatalmente irá confirmar sua vaga. Pelo menos é o que garante o matemático Tristão Garcia, que afirmou que o clube que chegar a 61 pontos assegura posição dentro do G6.

– Com 61 pontos é garantido o G-6. Porém, existe a possibilidade de uma pontuação menor ser suficiente. A possibilidade de conseguir com 59 pontos é grande. Mas é sábio mirar os 61 pontos, porque se não alcançar, ficando perto dessa marca há boa chance – afirmou Tristão.

Desta forma, basta fazer as contas. Nas últimas 12 rodadas do turno, o Flu somou 21 pontos. Foram seis vitórias, três empates e três derrotas. Se repetir o desempenho, o Time de Guerreiros chega a 61 pontos, exatamente a pontuação apontada pelo matemático. Lembrando que existe ainda a chance de se abrir um G7 ou G8, o que aumenta as possibilidades.

Relembre a campanha do Flu no 1º turno nessas rodadas:

São Paulo 3 x 1 Flu (derrota)
Flu 1 x 2 Fla (derrota)
Flu 2 x 1 Corinthians (vitória)
Sport 1 x 0 Flu (derrota)
Flu 4 x 0 Coritiba (vitória)
Bota 1 x 1 Flu (empate)
Goiás 2 x 4 Flu (vitória)
Flu 1 x 0 Bahia (vitória)
Atlético-MG 1 x 1 Flu (empate)
Flu 2 x 2 Ceará (empate)
Flu 3 x 1 Santos (vitória)
Fortaleza 0 x 1 Flu (vitória)