(Foto: Nelson Perez/FFC)

Próximo adversário do Fluminense na Sul-Americana, o Deportivo Cuenca (EQU) precisará mandar o jogo da próxima quinta-feira, às 19h30, no estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como Casa Blanca, em Quito. O clube equatoriano aposta nas lembranças e na rivalidade entre o Tricolor e a LDU (EQU) para conquistar um bom resultado na ida.

O regulamento da Conmebol prevê a capacidade mínima de 20 mil lugares para os jogos a partir das oitavas de final da Sul-Americana e Libertadores. Sendo assim, o Deportivo Cuenca (EQU) não pode mandar a partida contra o Fluminense na cidade de Cuenca.

 
 
 

A opção pelo estádio Casa Blanca vai além da logística. Guayaquil, que fica a 201,6 km da cidade de Cuenca (cerca 3h30 de viagem), seria a opção mais próxima. Por sua vez, Quito fica 487,7 km de distância (ou 8h). Porém, a rivalidade entre Fluminense e LDU (EQU) foi determinante para o Deportivo Cuenca (EQU) optar por mandar a partida no Rodrigo Paz Delgado.

Além da rivalidade entre as equipes, outro motivo para a decisão do Deportivo Cuenca (EQU) mandar a partida em Quito foi o fator altitude, a pedido do técnico Richard Páez. À medida de comparação, Cuenca está a 2.560 m acima do nível do mar, enquanto Quito está a 2.850 m.

O termo “Memória de Quito” foi usado pela imprensa equatoriana para reforçar a rivalidade entre Fluminense e LDU (EQU), após o anúncio da escolha do Deportivo Cuenca (EQU) pelo Casa Blanca para mandar a partida. Porém, diferentemente de outras épocas, o Tricolor não deve encontrar um ‘caldeirão’ e pressão de torcida, já que apenas cerca de 2.500 ingressos foram vendidos antecipadamente.