(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Com 57 pontos conquistados no Brasileirão até o momento, o Fluminense ocupa a 5ª colocação na tabela do torneio e terá mais três batalhas pela frente para tentar confirmar a tão sonhada vaga na Taça Libertadores de 2021. Com o G7 aberto, graças ao título do Palmeiras da Libertadores, e a possibilidade real de um G8, já que Palmeiras (6º) e Grêmio (7º) disputam a final da Copa do Brasil, o Tricolor tem grandes chances de alcançar o seu objetivo já na próxima rodada, se vencer o Atlético-MG, no Maracanã.

Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter pontos corridos com 20 clubes, o sétimo colocado teve mais que 58 pontos apenas em duas oportunidades. Logo, nos três jogos restantes, mais dois pontos levam o Time de Guerreiros aos 59, praticamente recolocando o clube na Libertadores, mesmo que na fase prévia. Há ainda uma chance do Flu conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Liberta, ficando no G4 ou mesmo sendo quinto e torcendo pelo título do Palmeiras na Copa do Brasil.


 
 
 

Confira o caminho do Flu até o fim da competição, jogo a jogo:

15/02 – Ceará x Fluminense (Castelão) – 36ª rodada

(Foto: Lucas Merçon – FFC)

Na antepenúltima rodada, o Fluminense sai para enfrentar o Ceará, em Fortaleza. No primeiro turno, o Tricolor tropeçou em casa e ficou no 2 a 2 com o adversário. Luiz Henrique abriu o marcador, mas o Time de Guerreiros sofreu a virada e foi salvo da derrota por Danilo Barcelos no fim.

O Ceará é um dos clubes que ainda sonha com uma vaga na Liberta com a provável abertura de um G8. Os nordestinos tem 46 pontos e enfrentam o Flu ainda com chances de “beliscar” uma vaguinha no torneio em 2021.

21/02 – Santos x Fluminense (Vila Belmiro) – 37ª rodada

(Foto: Lucas Merçon – FFC)

No penúltimo duelo do Brasileirão de 2020, o Fluminense visita o Santos. O clube paulista também é um dos postulantes a uma vaga no G7 e segue na briga após a perda do título da Libertadores. No turno, deu Tricolor: 3 a 1. Luccas Claro, Nino e Marcos Paulo marcaram para o Time de Guerreiros.

Depois de ficar sem a taça da Libertadores, o Peixe pode dar um gás na reta final para buscar a vaga. Tem potencial para ser o jogo mais difícil que o Tricolor terá pela frente nesta reta final.

25/02 – Fluminense x Fortaleza (Maracanã) – 38ª rodada

(Foto: Mailson Santana – FFC)

Na última rodada, o Flu recebe o Fortaleza. O clube cearense também figura na parte de baixo da tabela e briga para se afastar do Z4. Há chance do Tricolor enfrentá-lo já rebaixado ou livre do rebaixamento, o que seria o melhor cenário, já que o adversário estaria “de férias”.

Porém, se o Fortaleza precisar pontuar na última rodada para não cair, a partida torna-se mais chata para o Fluminense, que não poderá dar mole dentro de casa. No turno, o Tricolor bateu o adversário fora de casa por 1 a 0, com gol do atacante Wellington Silva.