Um dos grandes nomes da história do esporte no Brasil, Emanuel ganhou tudo o que podia no vôlei de praia. Três medalhas olímpicas, uma de cada cor, três títulos mundiais, é o maior vencedor do Circuito Mundial (10), jogador com mais vitórias na história do vôlei (155), faz parte do Hall da Fama da modalidade… Precisa de mais alguma coisa? Atualmente diretor de esportes olímpicos do Fluminense, ele se aposentou das areias há dois anos.

Atualmente, além de ser dirigente do Flu, Emanuel auxilia na promoção de um outro tipo de vôlei, na neve. Ao lado de Giba, Vladimir Grbic e outros ex-jogadores, ele participou de uma exibição em PyeongChang, sede dos Jogos de Inverno. A ideia é propagar a novidade para que um dia, quem sabe, se torne um esporte olímpico. E será que, mesmo aos 44 anos de idade, Emanuel voltaria a jogar? Com a palavra, o próprio:

 
 
 

– Sou um homem cheio de desafios. Se aparecer a possibilidade, por que não? Fazer parte do lançamento desse esporte. Posso até voltar a jogar. Posso voltar mesmo! – exclamou.