Goleiro colocou o Flu na próxima fase
O Fluminense está nas quartas de final da Libertadores. Em uma noite de tensão máxima em Mendoza, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Independiente Rivadavia no tempo normal, mesmo jogando boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, e venceu a disputa de pênaltis por 5 a 4.
O herói da classificação foi Fábio. O goleiro defendeu a cobrança de Florentín e, na sexta cobrança dos argentinos, parou Atencio novamente. Guga havia convertido a cobrança anterior e deixou a classificação nas mãos do camisa 1, que não desperdiçou a oportunidade de decidir.
O Rivadavia começou a partida tentando sufocar o Fluminense. Com a torcida argentina empurrando desde antes da bola rolar, os donos da casa adiantaram as linhas e pressionaram a saída tricolor.
O FLU conseguiu controlar a pressão inicial e passou a cadenciar o jogo, trocando passes de pé em pé. A equipe chegou a rondar os 70% de posse no primeiro tempo, mas encontrou um adversário bem organizado e teve poucas jogadas de qualidade com a bola no chão.
Pela direita, Guga e Canobbio formavam a principal dobradinha. Ganso recuava para participar da construção, enquanto Soteldo era a aposta para os dribles pelo lado esquerdo.
A melhor chance da primeira etapa saiu aos 35 minutos. Em cobrança de escanteio de Hulk, Thiago Silva finalizou de primeira e a bola ainda bateu em Canobbio antes de sair.
Na reta final, o Rivadavia cresceu e passou a pressionar, acumulando escanteios. A defesa do FLU, porém, conseguiu resistir.
O segundo tempo começou mais aberto, com o Fluminense tentando ocupar mais o campo de ataque e o Rivadavia recuado. Até que, aos 12 minutos, veio o momento que mudou completamente a partida: Canobbio recebeu o segundo amarelo por falta em Fernández e foi expulso.
Pouco depois, Hulk também recebeu amarelo por falta em Costa, enquanto Soteldo foi advertido por reclamação. Aos 20, Marcão mexeu: Lucho Acosta e Kevin Serna entraram nos lugares de Ganso e Hulk.
A aposta deu resultado.
Aos 29 minutos, Hércules encontrou Serna com um lançamento espetacular. Pouco antes do gol, Marcão havia mandado o colombiano inverter de lado com Soteldo. Saindo da direita para a esquerda, Serna apareceu livre, invadiu a área e, com tranquilidade diante do goleiro, bateu de direita para fazer 1 a 0.
O gol deixou o FLU muito perto da classificação, mas o Rivadavia não desistiu. Marcão ainda colocou o zagueiro Julián Millán no lugar de Soteldo para fechar a equipe com três defensores e ganhar força no jogo aéreo.
A pressão argentina, entretanto, acabou encontrando o empate nos acréscimos. Após chute de Studer, os jogadores do Rivadavia pediram pênalti por toque no braço de Ignácio. Chamado pelo VAR, o árbitro Andrés Rojas reviu o lance e marcou a penalidade.
Arce cobrou, deslocou Fábio e empatou: 1 a 1.
No último lance, o FLU ainda teve a chance de matar o confronto. Hércules chutou forte da entrada da área e o goleiro espalmou. No rebote, Serna roubou a bola de Vigo e ficou cara a cara com o goleiro, mas isolou.
A classificação, então, seria decidida nos pênaltis.
Na disputa, Thiago Silva abriu para o Fluminense e Fernández empatou. Lucho Acosta isolou a segunda cobrança, e Villalba converteu para os argentinos.
Renê marcou para o FLU, mas Florentín parou em uma defesa espetacular de Fábio. Hércules e Salas converteram suas cobranças, assim como Martinelli e Arce.
Na sexta série, Guga bateu e fez. Era a vez de Atencio.
O argentino partiu para a cobrança, mas Fábio estava lá novamente.
O goleiro defendeu e decretou a classificação do Fluminense para as quartas de final da Libertadores. Depois de uma partida em que o Tricolor sofreu, ficou com um jogador a menos e viu a vaga escapar nos acréscimos, o camisa 1 apareceu para salvar o time.
Fábio foi o herói de uma classificação que parecia perdida.
Bruno Nunes Loreto é jornalista formado em 2018 pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Trabalha como redator desde 2016, passando por sites como Torcedores, 90min, Bolavip e Antenados no Futebol. Exerce a função de repórter no NETFLU.
Leia mais