Flu conquistou a competição mundial em 1952

O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, rebateu o atual mandatário da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, que não considera o Palmeiras como campeão mundial. Para Blatter, o alviverde foi o primeiro vencedor de forma legítima do torneio e considera a exclusão uma ‘briga’ política ligada a sua saída.

– Sim, nós concordamos em reconhecer o Palmeiras. Devemos reconhecer que o Palmeiras foi o primeiro campeão mundial de clubes e ponto final. Foi o primeiro – disse Joseph Blatter, que reconheceu o título em 2014, mas que foi negado pela atual gestão da Fifa.

Em decisão do conselho da Fifa, no final de 2017, apenas os clubes vencedores do torneio organizado pela entidade desde 2005 (além da edição experimental em 2000) e os vencedores da Copa Intercontinental (entre 1960 e 2004) foram reconhecidos como campeões mundiais.

O Palmeiras conquistou a Copa Rio de 1951, torneio que foi organizado pela extinta CBD e teve diversos campeões nacionais. A decisão foi contra a Juventus, da Itália. O Fluminense foi o campeão da segunda edição da Copa Rio, em 1952, numa final contra o Corinthians. Assim como o alviverde, o Tricolor batalha pelo reconhecimento.