Na noite desta quinta-feira, o Fluminense visitou o Fortaleza pelo jogo de ida das quartas de finais da Copa do Brasil, no Castelão. Com uma atuação dominante na primeira etapa, o Tricolor sofreu no segundo tempo, mas conseguiu segurar a vitória por 1 a 0 e levar a vantagem do empate para o jogo da volta, no Rio de Janeiro. Nonato marcou o único gol do jogo. A partida da volta está marcada para o dia 17 de agosto, no Maracanã.

O JOGO

 
 
 

A partida começou equilibrada e bastante estudada pelas duas equipes. Apesar disso, o Tricolor impunha seu estilo de jogo e tinha mais a bola, controlando as ações. Chamava a atenção também o número de faltas. Antes dos 20′, já eram quatro cartões amarelos. Chances claras, porém, faltavam. Logo na primeira que teve, o Fluminense botou nas redes com Nonato, mas a arbitragem anulou com a ajuda do VAR por uma falta de Cano no início da jogada.

O Time de Guerreiros continuou superior e não se abalou. Menos de cinco minutos depois, em linda jogada coletiva, Nonato marcou novamente. E dessa vez valeu. Samuel Xavier achou Jhon Arias dentro da área, que deixou para Cano. O artilheiro serviu Nonato sutilmente, que bateu de canhota na saída do goleiro: 1 a 0 Fluzão! O Tricolor levou a vantagem para o intervalo e obrigou o time da casa a sair mais para a segunda etapa.

Nos 45 minutos finais, o Fortaleza cresceu. Veio para cima para tentar correr atrás do resultado e, em contrapartida, cedeu mais espaços para o Fluminense. Por pouco o time da casa não empatou em chute de Robson, que acertou um belo voleio, mas a bola explodiu no travessão. Empurrado por sua torcida, o time nordestino intensificou a pressão, dando calor aos defensores tricolores.

Da metade para o fim da partida, o Fortaleza foi todo ao ataque. De fora da área, Lucas Crispim acertou a trave mais uma vez, a segunda dos anfitriões. Nos contra-ataques, o Fluminense até teve oportunidades de ampliar, mas faltou capricho. Já no fim, aos 41′, o Fortaleza chegou a empatar, mas o gol foi anulado pelo VAR por impedimento. Coube então a defesa segurar o ímpeto adversário e trazer a vitória para o Rio de Janeiro.

O próximo compromisso do Tricolor é na segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro, fora de casa, na Vila Belmiro, contra o Santos.

O Time de Guerreiros vem a campo com: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato (Felipe Melo 23’/2ºT) e Paulo Henrique Ganso (Martinelli 15’/2ºT); Matheus Martins (Willian Bigode 38’/2ºT), Jhon Arias (Yago 38’/2ºT) e Germán Cano (Marrony 23’/2ºT).