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A Rede Globo emitiu nota na qual desmentiu reportagem do site “Uol” de que havia interrompido o pagamento pelos direitos do Campeonato Brasileiro em virtude da pausa nas competições por causa da pandemia do coronavírus. Além disso, a emissora ainda se posicionou a respeito dos valores a serem pagos pelos estaduais e Copa do Brasil.

Veja a íntegra da nota da emissora:

 
 
 

“Não é verdade que a Globo tenha suspendido o pagamento dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, como noticiou o UOL.

Temos pago desde o início do ano as parcelas previstas em contrato. Durante o mês de março e pautada ainda na tentativa de que houvesse solução a curto prazo para a retomada do calendário, a Globo manteve todos os pagamentos, inclusive do Brasileiro Séries A e B e até mesmo da Copa do Brasil, esta última, cujas partidas já estavam suspensas.

A crise causada pela pandemia do Coronavirus19, que está provocando adiamentos e cancelamentos nos calendários esportivos, faz com que todos os elos que compõem a cadeia produtiva do futebol precisem analisar seus modelos de negócio e renegociar seus compromissos: clubes, federações, empresas de mídia, anunciantes e patrocinadores, entre outros parceiros. Esta não é uma realidade exclusiva do Brasil, e ocorre também em demais competições e modalidades esportivas ao redor do mundo.

Faz parte deste processo a decisão da Globo reavaliar o pagamento de futuros vencimentos – em alguns casos a última parcela – de competições que foram interrompidas ou adiadas, e que ainda não têm data nem formato para voltar a acontecer. Cada caso está sendo tratado segundo suas especificidades. A Globo até o momento vem mantendo o pagamento dos clubes participantes do campeonato brasileiro série A, série B e Copa do Brasil. No caso dos Estaduais, a Globo pagou em alguns contratos 100% e em outros 75% dos valores referentes a esses campeonatos, mesmo com a entrega efetiva de 55% a 65% dos jogos. Alguns pagamentos foram realizados já com as partidas suspensas e precisamos buscar entre todos uma solução de equilíbrio que depende agora de uma revisão completa do calendário anual do futebol brasileiro.

Estamos discutindo diariamente, de maneira transparente e serena, formas de atravessar esse período difícil com todos os parceiros – anunciantes, clubes, federações e CBF – e temos a convicção de que juntos vamos encontrar os melhores caminhos. Até lá, estamos empenhados em soluções criativas que têm assegurado outros tipos de apoio ao futebol brasileiro, com a exposição dos clubes em todas as nossas plataformas, grades de programação e coberturas. Como parceiros de mídia do esporte, temos total interesse em achar um caminho que garanta competições fortes, equilibradas e competitivas.”