Um racha entre os quatro maiores clubes do Rio de Janeiro modificou a cobertura do futebol carioca nos anos 1930. Flamengo e Fluminense passaram a ter mais espaço na imprensa carioca. Mas o que de fato aconteceu? O portal Uol conta a história.

Em 1933, foi criada a Liga Carioca de Futebol, entidade profissional que tinha como objetivo organizar um novo campeonato. Flamengo, Fluminense, Vasco, Bangu, América e Bonsucesso aderiram, enquanto Botafogo, São Cristovão, Olaria e mais nove clubes menores seguiram filiados à entidade amadora reconhecida pela Confederação Brasileira de Desporto (CBD).

 
 
 

Em 1934, o Vasco deixou a liga profissional e retornou para a amadora. Em 1935 e 36, os quatro grandes ficaram divididos em dois torneios: Flamengo e Fluminense jogavam a liga profissional, e Botafogo e Vasco, a competição amadora. O campeonato passa pela pacificação em 1937, e tem a liga unificada.

– Vasco e Botafogo – especialmente o Botafogo, porque foi o clube mais associado com a tradição amadora no futebol carioca – perderam esse momento da imprensa esportiva. Claro que, depois, esses dois times também teriam relevância, mas nenhum outro clássico vai se sobrepor ao Fla-Flu enquanto o padrão jornalístico for o rodriguiano e o de Mario Filho, gestado naquele momento – afirmou Renato Coutinho, professor de História do Brasil na Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro