Nesta última quarta-feira, a torcida do São Paulo fez festa com bandeiras, sinalizadores e fogos de artifício para incentivar o time na partida contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Nas imagens, é possível ver que muitos torcedores não usavam máscara, descumprindo a orientação das autoridades de saúde. Apesar disso, é bem improvável que os clubes sejam punidos por tais atos.

– Todas estas orientações que temos passado é de evitar aglomeração, respeitar a pandemia. É algo que vai nos trazer, seguramente, mais casos (de covid-19). Não é aconselhável, não é correto. Isso só dá campo para a pandemia aumentar. Nós já temos manifestado preocupação com baladas, bares e restaurante; esta agora é uma preocupação adicional. É um absurdo que isto esteja ocorrendo – disse Edson Aparecido, secretário municipal de saúde, em entrevista ao site Uol Esportes.

 
 
 

Vale destacar que antes do jogo contra o Grêmio, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a torcida do Fluminense também descumpriu a orientação e gerou aglomeração, fazendo um corredor humano no ônibus que trazia a delegação para o estádio.

“Se não foi o clube que organizou o ato, não há qualquer responsabilidade a ser assumida por ele. Não podemos atribuir ao clube a fiscalização de todas as ruas do em torno do estádio uma vez que o espaço é público e as pessoas tem a liberdade de comparecer”, completou Filipe Souza, advogado especialista em direito desportivo.