Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

Especialistas detalham processo da recuperação de Thiago Silva no Fluminense

Bruno Loreto

O zagueiro Thiago Silva virou problema para o técnico Renato Gaúcho no Fluminense. O experiente defensor, de 40 anos, foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa direita e está fora das próximas partidas do Time de Guerreiros na temporada de 2025.

De acordo com o comunicado do Clube, o medalhão deve ficar cerca de quatro semanas fora dos gramados. O prazo de recuperação, no entanto, pode variar dependendo do histórico do atleta.

O que dizem especialistas sobre o zagueiro do Fluminense?

Em entrevista ao site Lance!, o fisioterapeuta esportivo Mateus Machado, associado à Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física (Sonafe Brasil), detalhou como é o processo de recuperação de lesões como a sofrida por Thiago Silva.

– O tratamento se inicia com a redução do edema e da dor, prevenção da atrofia muscular e melhora da cicatrização tecidual para evitar formação de fibrose. Em seguida, o foco é a amplitude de movimento e o fortalecimento muscular para ganho gradual de força da área lesionada. A última fase é marcada pela reintegração funcional, programando um retorno gradual às atividades esportivas com base em dados de GPS, ações específicas por posição, assim como reintegração dos trabalhos com a equipe.

Conforme Matheus, existem diferenças na recuperação de jogadores mais experientes, o que exige protocolos de reabilitação mais prolongados, com treinos individualizados.

– Atletas experientes como Thiago Silva tendem a ter uma regeneração muscular mais lenta devido à diminuição da vascularização e da atividade celular com a idade. Além de ser mais propenso a lesões recorrentes, exigindo protocolos de reabilitação mais cautelosos e prolongados, existe também a necessidade de individualizar os programas de treinamento e reabilitação, considerando a experiência e o histórico de lesões do atleta.

Também em entrevista ao Lance!, Flávia Magalhães, médica do esporte que trabalha com futebol, apontou o que pode alterar o período que Thiago Silva ficará longe dos gramados.

– O corpo responde à lesão através de inflamação, regeneração muscular e formação de cicatriz, que pode afetar a flexibilidade e força se não for tratada corretamente. A precisão do tempo de recuperação depende do histórico do atleta, lesões prévias e idade. Por isso, é imprescindível um bom controle de carga, manter trabalhos preventivos de core, estabilização pélvica, realizar alongamentos e manter o protocolo de recuperação, com atenção ao sono e nutrição adequados.