(Foto: Divulgação/Ferj)

O Campeonato Carioca de 2021 trocou a Rede Globo pela Record para ser a detentora dos direitos de transmissão de seus jogos na TV aberta nesta temporada. A audiência, no entanto, não tem sido a mesma dos anos anteriores, tendo sofrido uma queda de 41% se comparado ao do ano passado. O levantamento foi publicado pelo blog do Gabriel Vaquer, no site Uol Esportes.

Até aqui, a emissora de Bispo Macedo registrou uma média de 10 pontos no Ibope nas cinco partidas transmitidas, sendo dois jogos do Flamengo, um do Fluminense, um do Vasco, um do Botafogo e um clássico entre Flamengo e Botafogo. Na próxima terça, a Record transmitirá mais um clássico, entre Fluminense e Vasco.

Como comparativo, em 2020, mesmo sem poder exibir os jogos do Flamengo pela ausência de um acordo com o Rubro-Negro, a TV Globo atingiu média de 17 pontos no Grande Rio nas cinco primeiras partidas. A queda em 2021 representa mais de 300 mil domicílios a menos sintonizados no Carioca. Até mesmo a semifinal da Taça Guanabara de 2020 entre Boavista e Volta Redonda, rendeu mais. Foram 15 pontos de audiência à Globo.

Vale lembrar que a Record assinou contrato com o Carioca até 2022, pagando R$ 11 milhões por 15 partidas da edição atual. No próximo ano, esse valor subirá para R$ 15 milhões. A diferença é que, diferente do que acontecia com a Globo até o ano passado, o contrato atual não prevê exclusividade.

Veja o Ibope da Record no Campeonato Carioca até aqui nas partidas transmitidas na TV aberta:

2/3 (Ter) – Flamengo 1×0 Nova Iguaçu – 14 pontos
6/3 (Sáb) – Volta Redonda 1×0 Vasco – 6 pontos
13/3 (Sáb) – Bangu 0x0 Botafogo – 6 pontos
20/3 (Sáb) – Bangu 0x1 Fluminense – 6 pontos
24/3 (Qua) – Botafogo 0x2 Flamengo – 16 pontos