(Foto: Arquivo pessoal)

Um artigo científico escrito por Paolo Sirieiro, preparador físico do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense, será publicado na conceituada revista americana “International Journal of Exercise Science”. O estudo, que avaliou um método de treinamento capaz de melhorar o desempenho dos nadadores do Tricolor, foi feito em parceria com o Laboratório de Desempenho, Treinamento e Exercício Físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ainda contou com a participação de pesquisadores americanos da Universidade de Wisconsin-La Crosse e da Universidade do Estado de Montana, além de Igor Nasser e Humberto Miranda, orientador de Sirieiro no curso de doutorado da UFRJ.

Entitulado “O efeito da configuração da série e da carga na potencialização pós-ativação do salto vertical em atletas”, o estudo verificou que o salto dos nadadores melhora após exercícios de agachamento realizados com alta intensidade.

– Dividimos os 16 nadadores e observamos que os atletas mais fortes eram mais beneficiados por essa estratégia. Esse é um método que pode ser utilizado em dias de competição, incorporado ao aquecimento, para melhorar o desempenho dos nadadores – explicou Paolo Sirieiro.

Inicialmente, o estudo foi realizado apenas com nadadores do Fluminense e nas próximas experiências deve contar também com atletas do vôlei, basquete e nado artístico.

– A publicação desse estudo é muito importante. É um reconhecimento do trabalho e mostra que o estudo tem relevância. É também uma forma de contribuir para a literatura científica. É muito gratificante como treinador e pesquisador ver um trabalho do dia a dia se consolidar em um material que pode ajudar outras pessoas. O apoio do Departamento de Esportes Olímpicos do Fluminense também foi muito importante e motiva ainda mais o trabalho com os atletas e o trabalho de pesquisa – finalizou o preparador físico tricolor.