EUA recebeu Flu x Barcelona em despedida de Maradona

EUA recebeu Flu x Barcelona em despedida de Maradona

Coincidências marcam a estada do Fluminense nos Estados Unidos. Foi na terra do Tio Sam que o Tricolor enfrentou o poderoso Barcelona (ESP) de Maradona pelo Torneio Transatlântico, competição amistosa realizada pelo New York Cosmos, ex-time de Pelé. No ano de 1984, os times empataram em 2 a 2 na última partida do craque argentino pela agremiação catalã.

O campeonato reuniu, além de Flu e Barça, a Udinese (ITA) e o próprio Cosmos. Os jogos aconteceram no Giants Stadium. Um dia após sagrar-se campeão brasileiro, o Tricolor estreava contra a Udinese com uma equipe formada por reservas e juniores. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e o Flu acabou eliminado ao ser derrotado nos pênaltis.

Na decisão de terceiro e quarto lugar, a equipe de Carlos Alberto Parreira pegou o Barcelona, desclassificado pelo Cosmos. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, nova derrota tricolor nos pênaltis.

Cerca de 40 mil pessoas assistiram ao duelo de Fluminense e Barcelona. Do lado grená, verde e branco, jogaram nomes como: Branco, Leomir (auxiliar de Abel Braga), Assis, Romerito e Washington. Pelos espanhóis, Maradona e Magico Gonzalez formavam o setor ofensivo.

Uma das curiosidades da partida foi um gol de mão de Dieguito, mas, ao contrário da Copa do Mundo de 1986, foi anulado pelo árbitro. Confira a ficha técnica:

Fluminense: Ricardo Lopes; Aldo, Duílio, Vica e Branco; Leomir, Renê e Romerito; Wilsinho, Washington e Paulinho. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Barcelona: Amador; Oswaldo, Migueli, Valor e Leiva; Olmo, Estella, Husillos e Maradona; Clos e “Mágico” González. Técnico: César Luis Menotti (Argentina).
Público: 40 mil presentes
Árbitro: Robert Evans (EUA).
Gols: Estella (27’/1ºT); Romerito (44’/1ºT); Mágico González (10’/2ºT); Paulinho (12’/2ºT).
Pênaltis: Barcelona 5 x 4 Fluminense.