Nesta quinta-feira, Fluminense e Deportivo Cuenca (EQU) iniciam o duelo de 180 minutos pela classificação ás quartas da Copa Sul-Americana. A partida está marcada para ás 19h30, no estádio Casablanca, na temida altitude de Quito. O jogo da volta será no dia 04 de outubro, no Maracanã, e quem avançar, encara o vencedor de Nacional (URU) e San Lorenzo (ARG) na fase seguinte.

Para o jogo, o técnico Marcelo Oliveira terá alguns problemas. O primeiro deles: seu artilheiro. Pedro lesionou o joelho, passará por uma cirurgia e dificilmente terá condições de retornar este aos gramados em 2018. Em seu lugar, Luciano foi inscrito na competição e deve ser o camisa 9. Kayke, contratado recentemente, não pode jogar pelo Tricolor na competição, pois já atuou por outra equipe, o Bahia.

 
 
 

Além de Pedro, outros dois titulares estão fora de combate. Dodi, com lesão muscular, e Gilberto, com edema ósseo no joelho, nem viajaram para o Equador. Léo será o titular na direita, no entanto, o substituto de Dodi ainda é um mistério. É provável que Marcelo Oliveira opte por um outro atleta da posição e mantenha o esquema conservador com três volantes. Nesse caso, Mateus Norton deve ser o escolhido. Se quiser ousar, o treinador também tem a possibilidade de escalar Matheus Alessandro e entrar com três atacantes, ao lado de Everaldo e Luciano.

Na primeira fase, o Flu eliminou o Nacional Potosí (BOL) após vencer por 3 a 0 em casa e perder por 2 a 0 fora. Já na segunda fase, despachou o Defensor (URU) com duas vitórias: 2 a 0 no Rio e 1 a 0 em Montevidéu.

Já o Deportivo Cuenca (EQU) aposta em Marco Mosquera e Edison Preciado, os dois líderes técnicos da equipe. Mosquera é o capitão, tem três temporadas na equipe e é o principal volante. Preciado é um ícone do clube: jogou em 2009, na única oitavas de final do Cuenca em torneios internacionais até hoje. Era atacante e hoje é um meia de criação. Outro jogador importante, o zagueiro Cucco, rompeu o ligamento cruzado do joelho há três semanas e está fora da temporada.

Na primeira fase, o Cuenca eliminou o Sportivo Luqueño (PAR), nos pênaltis, e na segunda fase, também nos pênaltis, bateu o Jorge Wilstermann (BOL).

Quem se classificar entre Fluminense e Deportivo Cuenca (EQU) nas oitavas, encara o vencedor de Nacional (URU) e San Lorenzo (ARG) nas quartas. Caso o Flu chegue até a semi, tem 75% de chances de enfrentar outra equipe brasileira, já que na outra chave se enfrentam Botafogo x Bahia e Atlético-PR x Caracas (VEN).

DEPORTIVO CUENCA (EQU) X FLUMINENSE
Data e horário: quinta-feira, dia 20 de setembro de 2018, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Casablanca
Escalação provável do Deportivo Cuenca: Brian Heras; Bryan Carabalí, Anthony Bedoya, Luca Sosa e Carlos Cuero; Marco Mosquera, Jhon Jairo Rodríguez, Edison Preciado, Juan Diego Rojas e Emmanuel Martínez; Jacson Pita.
Desfalques do Cuenca: Cucco (lesionado)
Pendurados do Cuenca: Ninguém
Escalação provável do Fluminense: Júlio César, Léo, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jádson e Júnior Sornoza; Matheus Alessandro (Mateus Norton), Everaldo e Luciano.
Desfalques do Flu: Gilberto, Pedro e Dodi (lesionados
Pendurados do Flu: Gum, Sornoza e Pablo Dyego
Arbitragem: Alexis Herrera (VEN) auxiliado por Carlos Lopez (VEN) e Jorge Urrego (VEN).
Transmissão: SporTV (com Gustavo Villani e Paulo Cesar Vasconcellos)