Levir ganhou a Primeira Liga no Fluminense, mas teve problema com Fred (Foto: Nelson Perez - FFC)

Técnico com passagem pelo Fluminense, Levir Culpi deu declaração polêmica em entrevista à Gazeta Esportiva ao comentar a presença de treinadores estrangeiros no Brasil. Especialmente se vierem da Argentina. O ex-comandante tricolor fez duras críticas a tal prática.

– Eu vejo com maus olhos. Principalmente com um argentino. Sabe por quê? Você viu algum técnico brasileiro trabalhar na Argentina? Existe essa antipatia. É uma antipatia cômica, mas no fundo ela existe. Então é isso, por que não os técnicos brasileiros? Eu sinceramente, sou contra os argentinos – disse Levir, complementando:

– Nós temos treinadores capacitados para treinar qualquer time do país e do exterior. A verdade é que os técnicos brasileiros não são bem vistos. É um momento muito difícil do futebol brasileiro.


O único técnico argentino em atividade no Brasil é Jorge Sampaoli, no Santos. O outro estrangeiro no país é o português Jorge Jesus, recentemente contratado pelo Flamengo.

Levir Culpi treinou o Fluminense entre março e novembro de 2016. À frente do Tricolor, conquistou a Primeira Liga, mas caiu em descrédito por parte da torcida em virtude de um problema com Fred, que deixou o clube e saiu para o Atlético-MG. Posteriormente, o atacante deu entrevista afirmando que a desavença com o treinador havia sido resolvida antes de sua transferência, atribuída pelo próprio ao presidente da ocasião, Peter Siemsen. O técnico comandou a equipe em 52 partidas, com 22 vitórias, 15 empates e 15 derrotas.