Muitas vezes o empréstimo é uma forma de um clube grande dar mais oportunidades para um jogador jovem aparecer em outro clube de menos expressão, ganhar experiência e valorizar seu passe. Nos últimos anos, o Fluminense tem feito isso com a maioria de seus jogadores recém-saídos de Xerém. Em entrevista, Mascarenhas, que atuou na última temporada pelo Atlético-GO, lembrou os casos de Ayrton Lucas e Léo Pelé, que foram emprestados, retornaram e assumiram a condição de titular no Tricolor.

– Primeiro é pensar em se apresentar bem, fazer uma boa pré-temporada. Ter um ano vitorioso com o Fluminense. Quero voltar para brigar por títulos e ter aquele ano vitorioso que a torcida tanto quer. Sei o que é jogar com a camisa do Fluminense, faço tudo por essa camisa. Saber que Ayrton Lucas e Léo Pelé viveram situações parecidas quando foram emprestados dá um ânimo a mais – disse ele.

 
 
 

Vale lembrar que Léo Pelé e Ayrton Lucas retornaram de empréstimo ao Flu após um ano no Londrina e assumiram a posição de lateral-esquerdo titular em 2017 e 2018, respectivamente.