(Foto: Mailson Santana - FFC)

A situação do Fluminense na Copa Sul-Americana é delicada. Em terceiro do grupo, com 4 pontos, o Tricolor está atrás de Unión (ARG), com 5, e Junior Barranquilla (COL), com 7. Lembrando que apenas o líder de cada grupo avança para as oitavas de final do torneio continental. Para se classificar, será preciso uma recuperação heróica.

De heroísmo, no entanto, não dá para negar, o Fluminense entende. Além da arrancada de 2009, que livrou o clube da queda praticamente certa no Brasileirão e “rebaixou” os matemáticos, o Tricolor também buscou uma classificação improvável para as oitavas da Libertadores em 2011 ao bater o Argentinos Juniors (ARG) por 4 a 2, em Buenos Aires.

 
 
 

Antes disso, já havia tido classificações heroicas sobre Universidad do Chile e Cerro Porteño (PAR), na Sul-Americana de 2009. Já no ano passado, bateu o River Plate (ARG) no Monumental de Nuñez, por 3 a 1, quando todos imaginavam que o Tricolor não conseguiria igualar as forças com o sempre favorito time argentino.

Tudo começa nesta quarta-feira. A situação atual é a seguinte: Para ter chance de avançar, o Fluminense precisará vencer os três jogos que lhe restam. Se o fizer, chega aos 13 pontos. Mesmo assim, ainda corre risco de ficar fora por conta do saldo de gols. Isso porque o Junior (COL) pode chegar aos mesmos 13 vencendo os outros dois jogos (excluindo o duelo contra o Flu).

Os colombianos ainda encaram Oriente Petrolero (BOL) e Unión (ARG) dentro de casa. Caso tropecem em um deles, só poderiam chegar a 10 ou 11 pontos. Isso, claro, levando em consideração que o Fluminense ganhe o confronto direto, dentro do Maracanã, nesta quarta, que é essencial. Existe também a chance de Unión, Flu e Junior chegarem na última rodada com possibilidades de avançar.

Este cenário seria o melhor para o Flu, que poderia vencer o Oriente Petrolero (BOL) na última rodada, fora, enquanto Junior e Unión duelam na outra partida. O saldo de gols também pode ser determinante. Atualmente, o Junior tem +5 e o Flu tem 0. Isso pode mudar com o confronto direto. Se devolver os 3 a 0 de Barranquilla, por exemplo, o Flu ultrapassa, indo a +3 contra +2 do adversário.

Confira uma projeção plausível das próximas rodadas que pode levar o Flu às oitavas:

4ª rodada
Fluminense x Junior Barranquilla (vitória do Flu)
Unión x Oriente Petrolero (vitória do Unión)

Com esses resultados, os argentinos assumiriam a liderança da chave, com 8 pontos, deixando Junior e Flu empatados com 7 logo atrás. O saldo de gols definiria o segundo colocado (3 a 0 Flu no confronto direto deixaria o Tricolor na frente com +3 contra +2).

5ª rodada
Unión x Fluminense (vitória do Flu)
Junior x Oriente Petrolero (vitória do Junior)

Com esses placares, o Unión cairia da liderança para o terceiro lugar, com 8, mas manteria a chance de classificação na última rodada. Flu e Junior dividiriam a ponta com 10 pontos, com novamente o saldo de gols definindo o líder da chave.

6ª rodada
Oriente Petrolero x Fluminense (vitória do Flu)
Junior x Unión (empate ou vitória do Junior)

Chegando na última rodada, o Flu pode avançar por pontos, com 13, caso o Junior tropece com os argentinos (empate basta). Se os colombianos também vencerem, aí entra o saldo de gols para decidir. O Tricolor terá que ter uma diferença maior de gols no somatório final para superar o clube de Barranquilla.

Se quiser se classificar, não poderá ser muito diferente disso. Mais um tropeço, como empate ou derrota para o Junior e/ou para o Unión, já deixa o Fluminense virtualmente fora da briga, ainda mais levando em consideração que os adversários enfrentam o Oriente Petrolero antes do Tricolor (só na última rodada) e devem somar seus pontos.