(Imagem: Adriano Fontes/CBF)

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou que o Campeonato Carioca feminino sub-18 será realizado a partir de novembro. A competição terminará em dezembro.

O Fluminense, atual vice-campeão, será um dos nove participantes. Os outros oito sãoAmerica FC, Barra Mansa FC, Duque de Caxias FC, CR Flamengo, CESC Heips, Liga Gonçalense (Karanba), Serra Macaense FC e CR Vasco da Gama.

Formato de disputa:

O Estadual será dividido em fase de grupos, semifinal e final. Os times serão separados em Grupos A (com cinco participantes) e B (com quatro integrantes). Todas as equipes jogarão entre si, dentro da chave, em turno único, com tabela estabelecida mediante sorteio. Ao final das rodadas da fase inicial, os dois clubes melhores colocados em pontos ganhos, de A e B, observados os critérios de desempate, quando couber, estarão na semifinal.

Os dois times formarão os Grupos C e D, e jogarão as semifinais do campeonato por meio de cruzamento olímpico, em partida única (mando das associações 1ª colocadas de cada chave), dentro do próprio grupo. Os vencedores das Semifinais (Grupos C e D) jogarão a grande Final do Campeonato Carioca Feminino Sub 18 em confronto direto, com partida única, e mando de campo sorteado.

A equipe tricolor ficou com o vice-campeonato em 2019. Em 2020, a competição não foi disputada em virtude da disputa de Covid-19.