Fifa irá desregulamentar atividade de agente de futebol em 2015

Fifa irá desregulamentar atividade de agente de futebol em 2015

jbPor decisão da Fifa, a profissão de agente de futebol será desregulamentada em 2015. A partir de 1º de fevereiro do próximo ano, clubes e jogadores negociarão com intermediários. A atividade tinha a chancela da entidade desde 2001. Ao todo, 6.882 agentes têm licença para trabalhar. As permissões serão recolhidas por cada associado filiado até o ano que vem.

Será de responsabilidade de clubes e jogadores checarem os critérios mínimos estipulados pela Fifa – como saber se o intermediário tem certidão negativa, por exemplo – antes de definir com quem irão negociar. Um contrato modelo de representação com respaldo da entidade, então, poderá ser assinado entre as partes.

As operações, portanto, serão registradas por meio desses contratos a partir das federações, informando as pessoas envolvidas nos negócios. Fato que tornaria os negócios mais transparentes, na visão da entidade. A Fifa sugeriu ainda que as comissões pagas a esses intermediários sejam de 3%, fato que não agradou à primeira vista.

Atualmente, apenas 30% da atividade mundial tem intermédio de agentes licenciados. Os outros 70% dos negócios são feitos à margem no mercado.

 

 


Sem comentários