Um fator para ser enaltecido. A enorme expectativa gerada pelo clássico entre Flamengo e Fluminense rendeu boa audiência à Globo no domingo. A emissora carioca, que transmitiu a final da Taça Guanabara, conquistou 36 pontos segundo o Ibope/Kantar, com 60% de participação no share (número de TVs ligadas).

É o recorde de audiência na atual temporada. Desde 18 de abril de 2010, quando Flamengo e Botafogo fizeram a final da Taça Rio, que um jogo do Campeonato Carioca não registrava média igual ou maior do que a de ontem. É preciso ressaltar, porém, que nas últimas temporadas, a emissora dividia as transmissões dos Estaduais com a Globo, algo que não ocorre neste ano.

 
 
 

A boa audiência do jogo também repercutiu na programação posterior da emissora. O Domingão do Faustão obteve 24 pontos, com 42% de participação. Já o Fantástico conquistou 26 pontos de audiência e 45% de share. Também é o recorde de ambas as atrações em 2017.

Em compensação, em São Paulo, a goleada do time do Morumbi sobre o Santo André, registrou apenas 18 pontos de audiência, com 33% de share. É o mesmo número registrado por Palmeiras x Botafogo, pela primeira rodada do Paulistão. Na ocasião, porém, a participação da emissora com o jogo foi de 35%.

Cada ponto no Ibope em São Paulo corresponde a 69.417 residências e 197.814 pessoas. No Rio, 1% da audiência equivale a 43.346 casas ou 116.038 telespectadores.