O assunto segue em debate nos bastidores
A criação de uma liga no futebol brasileiro, em meio à disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos, foi travada nos bastidores.
De acordo com informações do jornalista Diogo Dantos, no O Globo, as equipes da Libra, lideradas por Flamengo e Palmeiras, travaram a assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) para a criação da Liga.
De acordo com a publicação, o Flamengo não topou assinar o MOU nos termos atuais e sugeriu divisão. O clube carioca que um termo para assuntos de organização, Fair Play Financeiro e governança. Já o outro seria para direitos comerciais.
Já o Palmeiras, quando foi questionado pelos outros clubes, alegou que não assinaria por estar focado na disputa da Copa do Mundo. Já Fluminense e Botafogo, que também estão na competição, deram o “sim” para o MOU.
A Liga Forte União do Futebol Brasileiro (LFU) entende que a iniciativa de travar o acordo é da CBF. A LFU aponta que a entendida quer se manter na mesa de negociação – oficialmente, a CBF nega.
O jornal também aponta que a LFU acredita que o Palmeiras recuou por conta de mobilização da CBF e de articulações em Brasília. Por sua vez, a CBF vê a falta de entendimento dos clubes é o único empecilho para o avanço do acordo.
Bruno Nunes Loreto é jornalista formado em 2018 pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Trabalha como redator desde 2016, passando por sites como Torcedores, 90min, Bolavip e Antenados no Futebol. Exerce a função de repórter no NETFLU.
Read more