Numa noite em que jogou muito mal, o Fluminense foi derrotado por 3 a 0 pelo Junior Barranquilla, no Metropolitano, na Colômbia, nesta terça-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Para piorar, ainda viu uma arbitragem venal prejudicar assinalando para o time da casa penalidade em falta cometida fora da área. Didier Moreno, Borja e Sambueza fizeram os gols.

O resultado embola o Grupo H, uma vez que os colombianos e o Unión Santa Fe (ARG) agora somam quatro pontos. O Tricolor parou com três e o Oriente Petrolero (BOL) está sem nenhum.


 
 
 

Desde cedo, o que se viu foi uma grande pressão e volume do time colombiano. Com a bola, o Flu não conseguia se articular. Ganso até tentava a ligação principalmente com Jhon Arias e quase nunca havia continuidade. Os laterais apoiavam pouco (Cris Silva até tentou, mas sem sucesso na maioria das vezes) e Yago não conseguia ajudar na articulação por errar muitos passes.

Melhor em campo, não demorou para o Junior abrir o marcador numa saída rápida que terminou com finalização precisa de Didier Moreno. A equipe tricolor, mesmo atrás no marcador, não foi capaz de melhorar a postura e quando parecia que não dava para piorar, no finzinho do primeiro tempo, entrou também em ação a já conhecida arbitragem sem vergonha sul-americana. André cochilou e fez falta próxima à linha da área. O péssimo árbitro venezuelano Alexis Herrera, sem qualquer pudor, assinalou o pênalti e Borja aumentou.

Para a segunda etapa, Abel voltou com Luiz Henrique e Pineida nos lugares de Calegari e Cris Silva, respectivamente. A equipe melhorou ligeiramente a postura e passou a ter mais presença ofensiva, sem, no entanto, pressionar com maior veemência.

Numa falta cobrada por Ganso, o Flu assustou. Com o passar do tempo, o técnico abandonou o esquema de três zagueiros sacando Manoel e mandando Martinelli. Fred e Willian também entraram para o abafa final. E como o que tá ruim sempre pode piorar, já nos descontos, os colombianos ampliaram com Sambueza no contra-ataque. No dia 26, o time enfrenta o Unión Santa Fe, no Maracanã, num jogo que já ganha ares de decisão pelo grupo embolado.

O Fluminense jogou com: Fábio, Nino, Manoel (Martinelli, 18′ do 2ºT) e David Braz; Calegari (Luiz Henrique, intervalo), André, Yago, Ganso e Cris Silva (Pineida, intervalo); Jhon Arias (Willian Bigode, 28′ do 2ºT) e Germán Cano (Fred, 22′ do 2ºT).