(Foto: Divulgação Conmebol)

Com 53 pontos conquistados, o Fluminense é o atual quinto colocado na tabela do Campeonato Brasileiro e está muito perto de se garantir na Libertadores de 2021, pelo menos na fase prévia, a chamada Pré-Libertadores. No entanto, ainda restam cinco jogos e o Tricolor sonha com mais. Quer a vaga direta na fase de grupos do torneio intercontinental, o que pode acontecer mesmo que o Time de Guerreiros termine em 5º ou 6º lugar. Como é possível?

Dependerá não só do Flu, mas também do Palmeiras. Campeão da Libertadores no último sábado, o Alviverde já tem classificação assegurada para a edição de 2021, abrindo vaga no Brasileirão (G7). Mas o clube paulista também está na final da Copa do Brasil, onde enfrenta o Grêmio. Caso levante essa segunda taça, a vaga direta que vem com o título não irá para o vice-campeão do torneio, e sim para o próprio Campeonato Brasileiro. Para o quinto colocado, que atualmente é o Tricolor.

 
 
 

Caso esse quinto colocado seja o próprio Palmeiras, a vaga irá para o sexto. Logo, para o Fluminense ir diretamente para a fase de grupos do torneio intercontinental precisará se manter dentro do G6 e torcer para o Palmeiras ser campeão da Copa do Brasil. O principal adversário do Tricolor nessa missão será o Grêmio, que tem um ponto a menos. Abaixo dele, cinco times estão embolados com 45 pontos, a oito do Flu (Athletico-PR, Santos, Corinthians, Ceará e Atlético-GO).

Fugir de uma Pré-Libertadores tem um peso muito grande, já que nesta terça-feira foram anunciados os potes do sorteio das duas primeiras fases do torneio e os clubes brasileiros podem cruzar com pedreiras como San Lorenzo (ARG), Atlético Nacional (COL) ou Independiente del Valle. Fora que a Pré-Libertadores já começa em março, pouco tempo depois do fim do Brasileirão, enquanto a fase de grupos inicia apenas em abril, dando mais tempo de preparação aos clubes.