Fluminense pega o Ceará na próxima segunda (Foto: Mailson Santana - FFC)

Em quinto lugar no Campeonato Brasileiro com 57 pontos, o Fluminense está bem perto de conquistar uma vaga na Libertadores. E isso pode acontecer até mesmo antes da equipe entrar em campo na segunda, contra o Ceará, no Castelão, pela 36ª rodada. Para isso, terá de ficar de olho em dois adversários diretos que atuam neste fim de semana: o Santos e o Corinthians.

Neste sábado, o Santos encara o Coritiba, às 19h, na Vila Belmiro. Qualquer resultado que não seja a vitória do Peixe garante o Flu. Se perder, o time paulista só terá como chegar aos 56 pontos nos jogos restantes. Caso empate, teria de vencer suas últimas partidas para chegar a 57, pontuação que o Tricolor tem hoje, mas só alcançaria 15 vitórias e o Fluminense já tem 16.

Já se der Santos, o Fluminense consegue a classificação com empate ou derrota do Corinthians frente ao Flamengo, domingo, às 16h, no Maracanã. Perdendo ou empatando, como tem um jogo a menos, ainda poderá chegar a 58 ou 59 pontos, respectivamente, e ultrapassar o Tricolor. No entanto, a partida atrasada é contra o Santos e qualquer resultado no clássico paulista deixaria um dos dois atrás da equipe tricolor e fora da zona de classificação.

Caso ambos vençam na rodada, aí o Fluminense precisará vencer o Ceará. Com 60 pontos, não poderá mais ser alcançado pelo Santos. O time paulista, se ganhar todos os quatro jogos restantes, chega a 59. Tais cenários valem tanto para G8, G7 ou G6 caso Palmeiras (já classificado como campeão da Libertadores) e/ou Grêmio (se for campeão da Copa do Brasil) não terminem dentro da zona de classificação pelo Brasileirão.